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Curso: Academia de Líderes

23/03; 06/04; 20/04; 27/04

Objetivo: Favorecer a aprendizagem e ou o desenvolvimento das competências e atitudes pessoais e habilidades interpessoais básicas e necessárias a gestão de pessoas e a otimização de processos de trabalho.

Conteúdo programático

1º módulo: AUTOCONHECIMENTO E AUTOLIDERANÇA
- Positivação (ver os desafios de modo positivo) 
- Auto e heteropercepção (como eu me percebo, como percebo o outro e como isso impacta a equipe de trabalho) 
- Modelos mentais (como os paradigmas interferem e influenciam as relações e os resultados) 
- Locus de controle (conseguir assumir a responsabilidade sobre um resultado não é fácil, mas imprescindível) 
- Resistência a mudanças (como perceber a resistência e lidar com ela, com antídotos) 
- Sentido de consequência (tudo que fazemos tem consequências, boas ou ruins) 
- Lição de casa (Homework) 

2º módulo: EQUIPE 
- Equipe x grupo (o que dá melhores resultados)
- Fases da construção de uma equipe (nenhuma equipe nasce pronta. O que fazer em cada fase) 
- Integração funcional (entendendo o que o colega faz e pelo que ele passa nas suas funções) 
- Comunicação assertiva (não se omitir na comunicação. Como ser claro e adequado) 
- Trabalho em equipe (Como ela realmente funciona) 
- Lição de casa (Homework) 

3º módulo: LIDERANÇA 
- Liderança (o que é realmente) 
- Liderança situacional de Hersey e Blanchard (consegue-se ser líder o tempo todo? E quando o subordinado gera mais liderança que o gerente?) 
- Esquema básico da comunicação (como ela acontece e quais os ruídos que interferem para que ela seja efetiva e adequada)
- Esquema básico da comunicação (como ela acontece e quais os ruídos que interferem para que ela seja efetiva e adequada) 
- Comunicação significativa (quando o líder deixa muito claro o porquê das coisas) 
- Inferência (as conclusões precipitadas atrapalhando a liderança)
- Lição de casa (homework) 

4º módulo: GESTÃO – MENTOR ORGANIZAZIONAL 
- Entender os cargos (entendendo o que esperar de um profissional para cada cargo para que as expectativas e a frustração não sejam altas demais) 
- Análise do desempenho (ajudar o subordinado a se desenvolver)
- Gestão de pessoas (como coordenar uma equipe de trabalho em consonância com as metas da empresa) 
- Técnica de planejamento e de acompanhamento (por que nem sempre os planejamentos dão certo)
- Feedback (usando como uma ferramenta de desenvolvimento da equipe) 

CONVIDADOS:

Marcelo Karam
Docente da FAE Business School na Pós-graduação nos cursos Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica de Pessoas com as disciplinas Autoconhecimento e Qualidade de Vida e Saúde, Autogestão e Qualidade de Vida no Trabalho. Consultor Organizacional em Gestão de Pessoas desenvolvendo programas de capacitação e treinamento como os temas: Inovação, Modelos Mentais e Processos de Mudança, entre outros.

Tino Viana
Consultor e facilitador na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Psicólogo formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, Mestrado em Psicologia Social pela Université Paris VIII – França, Especializado em Dinâmicas de Grupo pelo CCO – Centro de Estudos do Comportamento Organizacional, Certificado pela KreativAktion Experiential Consulting Services (Meissen/Alemanha), em facilitação de Metodologia Experiencial, Professor em MBAs do ISAE / FGV – Instituto Superior de Administração e Economia – Fundação Getúlio Vargas em Curitiba e interior desde março de 2007.

Inscrição R$ 790,00 para Associados

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