• CONTENT
Seja um Associado

comunicação

Mercado 16/11/2017 - por Intelog

Caminhões pesados vão puxar setor para cima

Modelos anotam alta de 14,2% e abrem caminho para médios e semipesados

 

Caminhões pesados vão puxar setor para cima

A recuperação dos caminhões começou pelos modelos pesados. Desde o acumulado até agosto o segmento já havia passado para o positivo, anotando um sopro de alta de 0,8% sobre iguais meses de 2016. Com os licenciamentos até outubro esses modelos somam agora 14,5 mil unidades e acréscimo de 14,2% sobre igual período do ano passado. 

“Eles vão puxar os demais segmentos, que ainda registram queda, mas ela vem diminuindo. Esperamos alta agora dos modelos médios e semipesados, mas isso vai depender do comércio de varejo”, afirma Luiz Carlos Moraes, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

O mercado total de caminhões registrou no acumulado até outubro 40,4 mil unidades, mostrando que ainda persiste uma queda de 4,5% no setor como um todo. No entanto, outubro teve 5 mil unidades licenciadas e foi o melhor mês desde dezembro de 2015. 

“Esperamos até o fim de 2017 superar os números do ano passado”, afirma Antonio Megale, presidente da entidade, que projeta pouco mais de 50 mil unidades até o fim do ano. O executivo ressaltou o bom ambiente sentido dentro da Fenatran, salão de transporte de cargas que este ano ocorreu pela primeira vez no São Paulo Expo. “O local é comparável ao de outros grandes eventos mundiais e houve fechamento de negócios por todos os fabricantes. Isso vai se refletir nos emplacamentos nos próximos meses”, garante Megale. 

Mercado externo cresce 41% 

As exportações de caminhões alcançaram no acumulado do ano 23,8 mil unidades, registrando alta de 41% sobre o mesmo período do ano passado. O maior volume vendido ao exterior é o de semipesados, com 8,8 mil veículos e alta de 89,4% sobre o mesmo período de 2016. Em seguida vêm os pesados, com 8,2 mil embarques e crescimento de 25,5%. 

“As exportações são positivas porque também favorecem os fabricantes locais de autopeças e mostram que nosso produto é competitivo. Vendemos não só para a Argentina, mas também para mercados como o Chile, que compra veículos do mundo inteiro. E somente para a Rússia já enviamos este ano 2.249 unidades, o que mostra que nosso produto está chegando a mercados não tão convencionais”, diz Megale. 

Produção 

Ajudada pelas vendas externas, a produção de caminhões no País cresceu 31,9% ao registrar 67,3 mil unidades no acumulado do ano. O maior volume é o de pesados: 26 mil unidades no período e crescimento de 48,9% sobre os mesmos dez meses de 2016. A maior alta ocorre para os caminhões médios, 86,2%. Resulta da montagem de 5,5 mil unidades durante o ano.

leia mais

tv setcepar

COMJOVEM PARANÁ COMJOVEM PARANÁ
Responsabilidade no TRC Responsabilidade no TRC
Multas ANTT Multas ANTT

ANUNCIE - Conheça os veículos, formatos e valores

Café da Manhã

Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.