• CONTENT
Seja um Associado

comunicação

Mercado 02/07/2018 - por Portal NTC

Faturamento do setor industrial cai 16% em maio

Foi a maior queda mensal do indicador, e o resultado reverteu os ganhos registrados desde outubro de 2016.

Faturamento do setor industrial cai 16% em maio

O faturamento da indústria caiu 16,7% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais. Foi a maior queda mensal do indicador, e o resultado reverteu os ganhos registrados desde outubro de 2016. A informação é do Indicadores Industriais, divulgado nesta sexta-feira (29) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com o levantamento, a forte retração do faturamento foi provocada pela greve dos caminhoneiros nos últimos dias do mês passado. Segundo o economista da CNI, Marcelo Azevedo, a paralisação dos serviços de transporte no fim de maio agravou as dificuldades que a indústria encontra para se recuperar da crise. “Os resultados do primeiro trimestre ficaram aquém do esperado, pois a indústria enfrenta problemas com a baixa demanda, alta ociosidade, dificuldades de financiamento e incertezas econômicas que prejudicam a atividade industrial”, afirma Azevedo.

Com isso, todos os indicadores registraram queda em maio. A utilização da capacidade instalada caiu para 75,9%, o menor percentual desde 2003, quando começou a série histórica. Já o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getulio Vargas (FGV) de junho também recuou, atingindo o menor nível desde janeiro, a 100,1 pontos. Porém, o resultado do 2º trimestre foi superior ao imediatamente anterior.

“A descontinuidade nos transportes rodoviários de cargas aumentou os estoques de produtos finais e reduziu os estoques de insumos, afetando custos, produção, utilização da capacidade e confiança”, declarou, por meio de nota, a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV IBRE, Tabi Thuler Santos. O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria de transformação paulista caiu 10,2% na passagem de abril para maio, conforme indicador medido com ajuste sazonal pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

leia mais

tv setcepar

COMJOVEM PARANÁ COMJOVEM PARANÁ
Responsabilidade no TRC Responsabilidade no TRC
Multas ANTT Multas ANTT

ANUNCIE - Conheça os veículos, formatos e valores

Café da Manhã

Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.