• CONTENT
Seja um Associado

comunicação

Institucionais 19/12/2018 - por Sarah Corazza

Setcepar incentiva associados e colaboradores a doarem sangue

Todo fim de ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) enfrenta a mesma dificuldade. Com os feriados, férias e viagens, o número de coletas de sangue no estado costuma cair até 50%. Por isso, nestes últimos dias de dezembro, o Setcepar decidiu reforçar a campanha iniciada no mês de julho pela ComJovem para incentivar a doação de sangue e o cadastro do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) dos associados e colaboradores do sindicato.

Setcepar incentiva associados e colaboradores a doarem sangue

De acordo com os dados do Hemepar, em todos os estados, diariamente cerca de mil pessoas comparecem aos centros de hematologia para doarem sangue todos os dias. Dos 19 mil cadastros, aproximadamente 17 mil estão aptos a doarem. Mas, em datas como Carnaval, Natal e Ano Novo as doações esse número chega a cair pela metade.

“No período de festas, as pessoas estão correndo com outras coisas, se preparando para viajar, e acabam não lembrando ou não separando um tempinho para fazerem sua doação de sangue”, alerta o diretor do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach. “Doar sangue é fazer o bem sem saber para quem. Ajuda a salvar vidas, a amenizar a doe de outra pessoa”, ressalta.

 

Doação de sangue

O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. A doação de uma pessoa pode beneficiar outras quatro.

Segundo Ministério da Saúde, jovens na faixa etária de 18 a 29 anos representam 42% dos doadores no país. Anualmente, em média, 3,3 milhões de pessoas doam sangue e aproximadamente 2,8 milhões realizam transfusão sanguínea no país. Do total de doadores no ano passado, 60% são homens. No Brasil, estima-se que ainda 32% das doações são motivadas por familiares e amigos de pacientes. 

Condições para doar 

A doação é permitida entre pessoas de 16 a 69 anos. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. Encontre um hemocentro mais perto da sua casa.

leia mais

tv setcepar

COMJOVEM PARANÁ COMJOVEM PARANÁ
Responsabilidade no TRC Responsabilidade no TRC
Multas ANTT Multas ANTT

ANUNCIE - Conheça os veículos, formatos e valores

Café da Manhã

Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.