• CONTENT
Seja um Associado

Consultoria Técnica e Econômica

Consultoria Técnica e Econômica

O SETCEPAR disponibiliza um banco de dados com informações atualizadas com os índices nacionais do custo de transporte de carga em suas várias modalidades para acompanhamento dos preços dos insumos, dentre outras informações.



Em tempos de retração da economia, os custos de frete se tornam um fator importante e decisivo na hora de sua empresa fechar negócio.
O Índice Nacional do Custo de Transporte de Carga (INCT) é um índice produzido pelo departamento de economia da NTC&Logística, o Decope. Seu funcionamento se dá como um índice de inflação (IPCA, IGP e INPC, por exemplo), porém, apenas em relação ao setor de transporte (insumos, salários, etc.). Sendo assim, ele é corrigido do mesmo modo que a inflação, ou seja, de acordo com a variação dos preços de determinados produtos e o seu peso na formação do custo.
Suas modalidades principais são a carga fracionada (INCTF) e a carga lotação (INCTL), entretanto, algumas especialidades de transporte podem apresentar evolução de custos diferentes, com índices específicos (carga líquida, frigorificada, entre outras).
Acesse as planilhas referenciais do Custos do TRC, você contará com a base de cálculos em todas as modalidades de cargas, como Carga Fracionada, Lotação, Frigorífica, Carga Líquida, Granéis, Contêineres, etc.

Nome