Na primeira quinzena de junho, o Setcepar realizou uma visita técnica na empresa de serviços de entregas FedEx, na cidade norte-americana de Memphis. Segundo Fernando Klein Nunes, Presidente do Setcepar, o objetivo da viagem foi conhecer as operações do Grupo FedEx. A empresa é a maior transportadora aérea expressa do mundo, com um dos sistemas de informática e telecomunicacões mais evoluídos. A ação foi pioneira no Setcepar e Nunes afirma que o sindicato planeja realizar novas viagens desta natureza.
Rui Cichella, Diretor da Tic Transportes, acompanhou a visita e acredita que iniciativas como essa, voltadas aos interesses dos transportadores, é que fazem a diferença no sindicato. "Tivemos a possibilidade de conhecer as novidades nos transportes fracionados e ver quanta tecnologia pode ser aplicada nesse setor. Ver mais de cem caminhões sendo carregados em minutos com apenas uma pessoa por veículo nos faz repensar nossos métodos de trabalho", diz Cichella. Ele ressalta a importância de diminuir erros, assim ganhando qualidade e reduzindo custos. Para o Diretor da Tic Transportes tudo o que foi visto na FedEx pode ser aplicado em menor escala no Brasil e uma viagem como essas fará os transportadores refletirem sobre o assunto e se planejarem para implantar mais tecnologia no futuro.
João Carlos Machiavelli, Proprietário da Alfa Transportes Especiais, também considerou o aproveitamento da viagem muito bom para verificar a tecnologia utilizada por lá e a eficiência do trabalho. "Por aqui a carga fracionada é feita manualmente, possibilitando muitos erros. Informatizar o processo aumenta a eficácia do trabalho e possibilita maior controle sobre informações das entregas", diz Machiavelli. Para ele, essa foi a melhor iniciativa do Setcepar e se tiver oportunidade participará de outras ações, pois acha muito importante observar outras locais e implantar novas tecnologias.