• CONTENT
Seja um Associado

comunicação

Mercado 28/11/2025 - por SETCEPAR

SETCEPAR encerra os trabalhos anuais das comissões técnicas destacando avanços práticos para o TRC

Ao longo do ano, as comissões de Recursos Humanos, Carga Fracionada, Produtos Perigosos e Finanças reuniram especialistas, gestores, técnicos e profissionais de diferentes áreas

SETCEPAR encerra os trabalhos anuais das comissões técnicas destacando avanços práticos para o TRC

O Sindicato das Empresas do Transporte de Cargas do Estado do Paraná (SETCEPAR) finaliza, neste mês de novembro, as atividades das suas comissões técnicas de 2025, reforçando seu protagonismo como espaço de diálogo qualificado, cooperação entre empresas e desenvolvimento contínuo do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) no estado.

Ao longo do ano, as comissões de Recursos Humanos, Carga Fracionada, Produtos Perigosos e Finanças reuniram especialistas, gestores, técnicos e profissionais de diferentes áreas para tratar de temas que vão da gestão de pessoas à segurança, passando por finanças, tecnologia, inovação, sustentabilidade e eficiência operacional. Para Silvio Kasnodzei, presidente da entidade, o balanço anual das atividades demonstra a capilaridade das comissões e o compromisso do SETCEPAR com a formação de soluções conjuntas, a difusão de boas práticas e a evolução das transportadoras em um cenário cada vez mais dinâmico e exigente.

Para Valéria Melnik, coordenadora da Comissão de RH, a inteligência artificial foi o tema que mais despertou interesse, por ainda gerar dúvidas sobre aplicação prática no setor. “As empresas têm buscado compreender como essas ferramentas podem apoiar processos de RH, desde a automação de tarefas até o aprimoramento da gestão de pessoas”, destaca. A pauta de sustentabilidade também ganhou forte protagonismo, acompanhada das discussões sobre benefícios estratégicos, que auxiliaram profissionais a repensar práticas de atração e retenção de talentos.

Em 2025, as reuniões da Comissão de Carga Fracionada tiveram como foco principal o aprimoramento da gestão. O grupo discutiu temas centrais como formação correta do preço de venda e a análise técnica dos principais custos e despesas das operações. Segundo o coordenador Marcelo Sobhie, “o compartilhamento de experiências gerou maior alinhamento técnico, padronização de práticas e uma visão mais integrada dos desafios do setor”.

Antonio Leocádio Bochnia Filho, coordenador da Comissão de Produtos Perigosos, enfatizou o caráter colaborativo do grupo. Os encontros reuniram cases reais de empresas, discussões sobre conformidade, boas práticas operacionais e desafios enfrentados diariamente nas operações com produtos perigosos. “Aqui não tratamos ninguém como concorrente. Trabalhamos juntos porque a segurança está acima de qualquer disputa”, destacou o coordenador.

A coordenadora de Finanças, Rosana Machiavelli destaca que temas como novas modalidades de financiamento, modelos de negócios orientados ao ESG e ferramentas de gestão eficiente tiveram grande impacto prático ao longo de 2025. A comissão também foi decisiva para ajudar empresas a se anteciparem às mudanças fiscais e regulatórias, recebendo especialistas que apresentaram resoluções, regras atualizadas e análises do cenário econômico.

leia mais

tv setcepar

COMJOVEM PARANÁ COMJOVEM PARANÁ
Responsabilidade no TRC Responsabilidade no TRC
Multas ANTT Multas ANTT

ANUNCIE - Conheça os veículos, formatos e valores

Café da Manhã

Durante todo o ano o Sindicato realiza diversos Cafés da manhã em parceria com algumas empresas, na ocasião produtos e serviços são apresentados às empresas associadas e/ou ligadas à elas.
Em um ambiente mais informal, aproximadamente 80 participantes apreciam a marca apresentada enquanto saboreiam um delicioso e completo café da manhã.
O Evento acontece na Sede do Sindicato, que conta com a estrutura de um moderno salão de eventos. Investindo apenas R$4.000,00, incluindo o café da manhã e todos os serviços, a empresa contratante terá a preocupação em apenas apresentar-se.