Criado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Paraná (Setcepar) representa 12 mil empresas em 265 cidades do estado e oferece aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no Transporte Rodoviário de Cargas. Porta-voz do setor e de forte atuação na capacitação das empresas, o sindicato também contribui decisivamente para desenvolver a economia regional.
O Setcepar representa os empresários do TRC em variadas atividades, tais como negociações coletivas de trabalho, aproximação com autoridades e autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa. Também lidera a articulação de questões técnicas, operacionais e mercadológicas com seus associados, promovendo eventos para debate e formação. Entre os principais serviços oferecidos, destacam-se ainda treinamento qualificado aos profissionais do TRC por meio do Instituto Setcepar de Educação no Transporte (Iset), recrutamento e seleção de profissionais para empresas, locação para eventos, além de parcerias com companhias de diferentes áreas de atuação. Seu avançado Sistema de Gestão da Qualidade para os Serviços de Atendimento ao Associado (englobando Programa Ambiental, Assessoria Jurídica e de Segurança) fez do Setcepar o primeiro sindicato da América Latina a obter a certificação NBR ISO 9001:2000, atualmente revisada para NBR ISO 9001:2008.
A Política de Qualidade do Setcepar tem como diretrizes básicas:
Programa Na Mão Certa
Atento aos os problemas que afetam o setor, o Setcepar tornou-se signatário do Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras. O Pacto é uma ferramenta do programa Na Mão Certa, iniciativa do Childhood Brasil (Instituto WCF), que mobiliza empresas, órgãos governamentais e não-governamentais para unir esforços efetivos contra o crime. O programa capacita multiplicadores nas empresas, que passam a trabalhar como educadores sociais, disseminando conceitos para informar sobre o problema da violência sexual nas estradas brasileiras.
Para conhecer mais sobre o programa acesse o site www.namaocerta.org.br.