Caminho para a descarbonização passa por políticas públicas estáveis, diversificação de combustíveis e crédito para a renovação da frota
A importância do setor de transporte para a construção de uma economia de baixo carbono foi o principal ponto levantado pelo Sistema Transporte (CNT, SEST SENAT e ITL) durante o Fórum Nacional Energético, realizado nesta terça-feira (16), em Brasília.
Em painel com autoridades, líderes setoriais e especialistas, a entidade expôs que o transporte pode contribuir ativamente para a descarbonização e que, para avançar, conta com a elaboração de políticas públicas pertinentes.
Representante do Sistema Transporte, o gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica da CNT, João Guilherme Abrahão, observou que próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas ocorrerá em Belém (PA), em novembro.
João Guilherme Abrahão lembrou que o modal rodoviário prevalece na matriz de transporte brasileira, sendo responsável por mais de 65% do transporte de cargas, e que responde por grande parte do consumo de diesel do país. No que se refere à mobilidade urbana, a frota de ônibus também é predominantemente movida a diesel. Portanto, a adoção de combustíveis alternativos, menos poluentes, tem potencial para reduzir significativamente as emissões nacionais, assim como a renovação da frota.
Segundo o gerente, a descarbonização pede a diversificação de rotas energéticas e que alternativas como o biometano, o diesel verde (HVO) e a eletrificação são bem-vindas. “Devemos respeitar as múltiplas fontes e a diversidade regional, com arranjos locais que aproveitem as peculiaridades de cada região do país”, sublinhou. Nesse cenário, o biometano merece destaque, pois transforma um passivo ambiental em um ativo energético (o gás é obtido a partir da purificação do biogás, produzido a partir da decomposição de matéria orgânica).
O painel “O setor de transporte e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil e para transição energética” contou, ainda, com a participação do diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Felipe Queiroz; do head de Inteligência de Mercado da Commit Gás, Ricardo Vallejo; da consultora legislativa Liliane Galvão, do Senado Federal; e do deputado federal Diego Andrade (PSD/MG).
O Sistema Transporte, por meio da CNT, tem atuado ativamente na construção de soluções para o setor. João Guilherme Abrahão citou o engajamento da entidade em plataformas como o Hub de Biocombustíveis e Elétricos do Pacto Global da ONU e a articulação na Coalizão Transporte e Clima, que une empresas, governo e sociedade.
Além disso, a CNT tem fornecido contribuições técnicas para a formulação de políticas públicas estratégicas, como o Plano Clima e a Taxonomia Sustentável. A participação em fóruns internacionais também foi mencionada como um esforço para levar a visão do transporte brasileiro ao centro do debate climático global.
Para que a transição energética ganhe escala, o Sistema Transporte recomenda a criação de políticas públicas claras e estáveis, que garantam segurança jurídica para investimentos em biometano, HVO, eletrificação e financiamento verde.
A renovação da frota foi citada como um ponto crítico, já que a idade média elevada dos veículos no Brasil gera mais custos, poluição e ineficiência. Para modernizá-la, é fundamental que os transportadores tenham linhas de crédito acessíveis e diferenciadas.
“O transporte não é entrave, mas, sim, alavanca para a transição energética. Se o Brasil quer ser referência na COP30, o setor transportador precisa ser protagonista”, finalizou o gerente.
O Fórum Nacional Energético é uma iniciativa do INTÉ (Instituto Brasileiro de Transição Energética). Ao longo da programação, foram abordados temas variados, como a geração de energia elétrica e a exploração de petróleo, gás natural e biogás.
Fonte: CNT / Foto: Divulgação
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